WhatsApp Business: dicas para transformar o aplicativo em um canal de vendas
O WhatsApp Business é uma versão diferente do aplicativo de comunicação, própria para negócios, que traz funcionalidades adicionais para melhorar o relacionamento entre empresa e consumidor. Ele foi criado em 2018 (quase 10 anos depois do WhatsApp) e também é gratuito. Com o WhatsApp Business é possível criar mensagens automáticas, enviar catálogos com produtos ou serviços, mandar a localização de lojas e também organizar as conversas de forma muito mais fácil com o uso de etiquetas.
Se você quer aumentar as vendas, uma coisa é certa: precisa se comunicar de forma rápida com o seu cliente. Engana-se quem pensa que o consumidor, quando está decidido a fazer uma compra, vai esperar horas ou até mesmo dias para um retorno. Além de mudar de ideia de forma rápida, ele pode simplesmente adquirir na concorrência.
Mas, qual o melhor canal para ser ágil e aumentar a conversão do seu time de inside sales? Sem sombra de dúvidas é o WhatsApp Business. Para ter uma ideia, estudos realizados recentemente concluíram que 2 bilhões de pessoas do mundo todo utilizam o WhatsApp pelo menos uma vez ao mês. Uau! Bastante gente, não é mesmo? Deste total, 120 milhões de indivíduos estão no Brasil, colocando o país em segundo lugar no ranking de número de usuários.
O WhatsApp Business, além de ser o melhor aplicativo para atender o cliente de forma rápida, possui recursos de relacionamento – os grupos e também as listas de transmissões, por exemplo, podem alcançar 256 pessoas ao mesmo tempo – e é totalmente gratuito. Você não vai gastar nada e conseguirá ser ainda mais eficaz na efetivação das vendas e no aumento dos lucros do seu negócio.
Neste artigo, vamos entender melhor o que é o WhatsApp Business, razões de utilizar esta ferramenta para vendas, como adaptar o processo comercial para o WhatsApp e como configurar o Business para começar a usar hoje mesmo. Continue conosco e boa leitura!
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O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é uma versão diferente do aplicativo de comunicação, própria para negócios, que traz funcionalidades adicionais para melhorar o relacionamento entre empresa e consumidor. Ele foi criado em 2018 (quase 10 anos depois do WhatsApp) e também é gratuito.
Com o WhatsApp Business é possível criar mensagens automáticas, enviar catálogos com produtos ou serviços, mandar a localização de lojas e também organizar as conversas de forma muito mais fácil com o uso de etiquetas.
Você sabia que 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para conversar com as marcas? Pois é! Em números reais, isso significa que, de um total de 120 milhões de usuários, mais de 91 milhões usam a ferramenta para entrar em contato em busca de produtos ou serviços.
Por isso, se você quer conversar com os clientes, manter um relacionamento ativo e vender de forma rápida, você precisa instalar o WhatsApp Business.
Por que vender pelo WhatsApp?
Você precisa estar onde o seu cliente está e, com certeza, você sabe onde encontrá-lo. O “zap”, como ficou conhecido popularmente no Brasil, faz parte do dia a dia do brasileiro. Seja para mandar uma mensagem de bom dia no grupo da família, para entrar em contato com um amigo distante ou até mesmo para desmarcar uma consulta médica, o aplicativo tornou-se útil e, em alguns casos, até mesmo indispensável.
É claro que existem outras formas de vender, mas o WhatsApp é uma maneira ágil e ao mesmo tempo pessoal de fazer negócios. E-mail e ligações se tornaram formas mais frias e que não mostram os mesmos resultados positivos de uma mensagem no Zap.
Entretanto, é preciso ressaltar: se você quer vender pelo WhatsApp, você precisa profissionalizá-lo e não apenas utilizar a ferramenta como um quebra-galho. Para isso, foi criado o WhatsApp Business.
Como adaptar o processo comercial para vender pelo WhatsApp?
Se você ainda não utiliza o WhatsApp Business, você precisará fazer algumas mudanças no seu processo comercial para acrescentá-lo à rotina. Será necessário conversar com a equipe, mostrar os benefícios da ferramenta e como ela deve ser utilizada. Além disso, você precisará montar uma estratégia de Marketing para atrair os clientes para o WhatsApp Business da sua empresa.
Antes de fazer tudo isso, você deve configurar o WhatsApp Business para começar a utilizá-lo. Ainda não sabe como fazer isso? Então continue conosco!
Como configurar seu WhatsApp Business?
É hora de colocar a mão na massa e aprender de uma vez a configurar o seu WhatsApp Business e começar a utilizá-lo ainda hoje! Vamos lá?
Faça a instalação do WhatsApp Business
O primeiro passo é instalar o aplicativo WhatsApp Business. Para conseguir diferenciá-lo do WhatsApp normal, você perceberá que no centro do balão de conversa na cor verde tem a letra B (de business). Você vai escolher o número que deseja transformar em comercial, podendo ser celular ou fixo.
Personalize seu perfil comercial
É hora de personalizar o seu perfil comercial com a foto da sua marca (logo, identidade visual, foto da fachada da loja, por exemplo), nome da empresa e localização. Lembre-se de utilizar uma imagem em alta resolução.
Cadastre seu horário de funcionamento
Muitos empreendedores esquecem de informar o horário de funcionamento da empresa e acabam recebendo ligações e mensagens em horários indesejados. Por isso, deixe esta informação clara para que os consumidores saibam quando serão atendidos.
Insira seu site ou Landing Page
Se você quer vender na internet é muito importante ter um site para oferecer os seus produtos ou serviços. Caso você esteja iniciando e ainda não tenha um endereço na web, deixe esta etapa em branco. Mas já comece a pensar em como o site da sua empresa será estruturado.
Crie um catálogo de produtos
Criar um catálogo de produtos é um dos grandes diferenciais do WhatsApp Business. Coloque imagens em alta resolução com uma pequena descrição e o preço dos produtos ou serviços. Assim como em uma loja física, não esconda os valores, pois essa estratégia não é atrativa e tende a afastar os clientes.
Cadastre mensagens automáticas
Esta é outra ferramenta exclusiva do WhatsApp Business. Crie mensagens automáticas de boas vindas para que o cliente se sinta acolhido pela sua empresa e também respostas para as perguntas frequentes. Outra boa ideia é criar mensagens para informar os horários de atendimento e para encerrar as conversas.
Organize suas conversas com etiquetas
Para não perder nenhum cliente, lembre-se de criar etiquetas para controlar as mensagens. Uma dica é separar os consumidores pelos momentos da jornada em que se encontram: primeiro contato, interessados, esperando pagamento, entre outras etiquetas.
O WhatsApp Business é uma ferramenta que trouxe facilidades para a vida do empreendedor e se tornou um canal de contato rápido e efetivo com os clientes. Utilizá-lo é de fundamental importância para, além de estar presente na vida do consumidor, ter um relacionamento mais próximo com ele.
Se você ainda não vende seus produtos ou serviços pelo WhatsApp Business, a hora é agora: use nossas dicas para baixar o aplicativo, inserir as informações do seu negócio e começar os primeiros contatos. Bons negócios e até a próxima!
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