Título de SEO: Mostrar benefícios do produto é melhor que emoções
O título SEO é a descrição que aparece em destaque no código HTML de uma página. Quando um usuário faz uma busca, é a tag title que é lida pelos motores de busca (que examinam todos os sites da internet) para que encontrem e apresentem os resultados. Ele também pode aparecer na aba do navegador do usuário enquanto ele estiver na página, mas não necessariamente com o mesmo título do conteúdo disposto nela.
O título SEO tem um peso enorme no posicionamento orgânico, mas é preciso saber que tipo de abordagem funciona melhor com seu público.
Quando você faz uma pesquisa no Google ou em outros buscadores, você costuma explorar os resultados que estão na segunda ou terceira página? Muito provavelmente não. Com os outros usuários não é nenhum pouco diferente. Por isso, é tão importante focar na construção de um bom posicionamento orgânico.
De acordo com pesquisas e levantamentos realizados pela ImFORZA, Hubspot e Search Engine Journal, três quartos dos usuários nunca passam para a segunda página, 60% dos cliques estão nos 3 primeiros resultados e mais da metade desses acessos acontecem no primeiro resultado.
Como você pode ver, aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca é fundamental para aumentar o tráfego orgânico num site. Isto porque, os primeiros resultados transmitem que a empresa melhor rankeada é especialista no assunto da busca.
Um dos principais responsáveis por um bom posicionamento orgânico no Google e demais buscadores é o título de SEO, ou tag title, como é conhecido entre os profissionais de marketing digital.
É por ele que o Google encontra os conteúdos, produtos e serviços relacionados com uma busca. De uma maneira resumida, são aqueles textos em azul, destacados e clicáveis que aparecem quando fazemos uma busca.
O título SEO deixa as páginas de seu site mais atrativas para o Google e ao mesmo tempo para os usuários que fazem uma busca e, por meio dele, conseguem ver se o que procuram realmente está lá naquele resultado.
Continue a leitura para entender o que é o Título de SEO e descubra se é melhor usar palavras que impactam nas emoções dos usuários ou trechos que mostram os benefícios do produto/serviço entregues por sua empresa.
Conteúdo deste Post
O que é Título de SEO?
O título SEO é a descrição que aparece em destaque no código HTML de uma página. Quando um usuário faz uma busca, é a tag title que é lida pelos motores de busca (que examinam todos os sites da internet) para que encontrem e apresentem os resultados.
Ele também pode aparecer na aba do navegador do usuário enquanto ele estiver na página, mas não necessariamente com o mesmo título do conteúdo disposto nela.
Por exemplo: Você faz uma busca de como criar um blog em 10 passos, aparece o título de SEO “10 passos para criar um blog” no Google. Quando você entra na página a tag title está com o mesmo texto em sua aba e o título do conteúdo dentro dela é “Guia completo para criar um blog”.
Essa diferença entre o título SEO e o título do conteúdo pode acontecer pois a tag title precisa conter certos aspectos para melhorar o ranqueamento no Google e garantir que o usuário clique no link do site.
Por isso, ao planejar o desenvolvimento do conteúdo, é indispensável analisar bem as palavras chaves que serão utilizadas no título de SEO, sempre levando em consideração as características dos consumidores que você quer atingir.
Assim, você aumenta as chances de seu público alvo encontrar seu site nos buscadores e acessá-lo para conferir produtos, tirar dúvidas ou ler conteúdos interessantes que agregam valor e podem solucionar certas dores, impulsionando o posicionamento orgânico e gerando autoridade para a marca.
Conheça o estudo realizado pela Moz sobre Título de SEO
Um cliente se depara com 3 resultados em uma pesquisa de um mesmo produto tecnológico, qual das opções abaixo você acredita que ele iria clicar?
- Compre agora o produto “x” pelo menor valor;
- O produto “x”, conta com funções poderosas e é excelente para quem está começando;
- Consiga agora o produto “x” que você sempre quis!
São três abordagens diferentes. A primeira tem aspecto comercial, a segunda funcional e a terceira emocional.
A Moz, umas das plataformas mais bem avaliadas para a realização de planejamentos e benchmarks de título de SEO, realizou um estudo chamado “Comercial vs Funcional vs Emocional” para responder essa pergunta muito comum entre os profissionais de marketing.
Este estudo teve como objetivo testar títulos de SEO nesses 3 diferentes aspectos para identificar qual tipo de abordagem entrega melhores resultados no CTR (Click Through Rate), um índice que demonstra a taxa de cliques em relação ao número total de impressões da página no resultado de busca orgânica.
Depois do estudo, a Moz identificou que abordagens demonstrando os benefícios do produto são mais eficazes nas conversões do que title tags que exploram o emocional dos usuários.
Para isso, foram realizados testes em todos os produtos da Three (um grande player dos provedores de telecomunicação móvel na Irlanda) durante um mês e meio com os três diferentes tipos de abordagem. Para comparar os resultados, foram utilizados dados de seis semanas antes dos testes realizados com título de SEO diferentes.
Os resultados depois dos testes realizados no estudo foram:
- As title tags demonstrando os benefícios do produto apresentaram um aumento de 9% no CTR;
- Os conteúdos com aspecto emocional foram rejeitados pela maioria dos usuários, registrando queda de 31% no CTR;
- Os títulos de SEO com abordagem comercial tiveram um aumento ínfimo, de apenas 1% no CTR.
Quem é a Moz?
A Moz é a desenvolvedora de uma plataforma (de mesmo nome) que conta com a integração de uma série de ferramentas para análises de SEO específicas para páginas de sites.
Atualmente, a Moz é considerada a produtora das principais soluções da categoria, devido à facilidade de uso da plataforma e suas robustas funções analíticas. Assim, é possível gerar insights para melhoria e ajustes nas estratégias de SEO.
O grande objetivo desta plataforma é permitir o desenvolvimento de estratégias de marketing de conteúdo e a otimização das ações para que sejam encontradas mais facilmente nos motores de busca.
Afinal, o que podemos concluir?
O estudo revela que nos produtos em que foram testados diferentes aspectos de título de SEO, as abordagens que demonstravam os benefícios do produto (no caso celulares) tiveram melhores resultados.
Apesar da abordagem funcional ter evidenciado melhores resultados no CTR da Three, isto não quer dizer que essa é de fato a melhor opção para todas as empresas, afinal, são milhares de setores diferentes, com seus consumidores característicos.
Dessa forma, a grande lição que o estudo nos traz é: para melhores resultados de CTR o caminho certo é coletar informações a partir de testes e continuar sempre testando para identificar quais iniciativas são mais eficazes.
Isso porque, hoje, as tendências mudam muito rapidamente e o mercado se transforma continuamente para acompanhá-las e atender as mais recentes expectativas e necessidades do consumidor.
Faça seus próprios testes e promova mudanças no seu SEO
Estratégias que trabalham em cima do título de SEO para uma empresa de tecnologia, como o caso da Three, podem entregar resultados muito diferentes à uma empresa de alimentos, instituições de ensino, imóveis, veículos ou materiais de construção, por exemplo.
Além disso, o mercado vive em constante mutação, o que era muito eficaz ontem pode se tornar obsoleto amanhã.
Por esses motivos, é crucial sempre questionar os números, o comportamento do consumidor e fazer testes incessantemente. Não é sábio desenvolver estratégias usando como base somente o que sua equipe de marketing acredita funcionar com os clientes.
Para saber o que realmente funciona, sua equipe precisa ter à disposição dados reais sobre os critérios a serem atendidos a fim de desenvolver soluções e tomar as decisões na confecção ou alteração das estratégias.
É fundamental entender as motivações dos seus consumidores e não focar apenas nas vendas, já que microconversões acontecem a todo momento e existem muitas oportunidades diferentes a serem exploradas.
E então, gostou de saber o que é título de SEO e sua relevância para obter um bom posicionamento orgânico nos buscadores. Qual abordagem você acredita ter melhor eficácia para seu negócio?
Se quiser aprender muito mais sobre estratégias de marketing digital, continue explorando nosso blog!
🚀 Não perca Vendas para seus Concorrentes
O Inbound marketing veio para ficar e você não precisa perder mais nenhuma venda para seus concorrentes por conta desta nova realidade. Essa estratégia de marketing digital auxilia empresas a crescerem seu faturamento através do universo digital. De forma bem resumida, são ações com objetivo atrair visitantes qualificados ao site da empresa, por intermédio de conteúdos relevantes, que permitam a conversão de leads e criação de autoridade para sua marca. Tudo isso sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios.
Ficou interessado? Agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano de crescimento de vendas através da internet.
Confira também:
👉 Cliente Oculto: o que é e como usá-lo para melhorar o seu atendimento?
👉 Venda Consultiva: entenda o que é, vantagens e técnica para converter mais
👉 Converter leitores em leads: como otimizar os posts do seu blog?
👉 Saiba como o Inside Sales pode fazer sua empresa lucrar muito mais!